Era uma vez uma família de alcunha Cananó. A família de José Vieira, o homem por trás deste vinho da talha produzido em Cabeção com amor e dedicação. Não sabe de onde vem o nome, apenas que é uma alcunha muito antiga.

José conta a sua história e o amor ao vinho de talha e à vinha: "comecei a andar pequenino atrás do meu avô, pai e tio que eram todos Cananós. Tinha eu 6 ou 7 anos quando comecei a acompanhar as vindimas com eles e a pisar as uvas dentro de um tanque. Aos 16 ou 17 anos comprei a primeira uva e fui fazer a minha primeira talha, com a ajuda de outro tio o “ Zé Galêgo."

Preservar a identidade e autenticidade única dos vinhos detalha é o designio máximo da casa Cananó. Para isso se usam as castas de uva que melhor se adaptaram aos terrenos arenosos de Cabeção. Este vinho é quase uva pura, com graus alcoólicos altos, que mantém os aromas praticamente sem aditivos.

Os vinhos branco, tinto e rosé Cananó são feitos de várias castas, todas locais, nomeadamente o Aragonez, a Trincadeira e o Castelão (Periquita).

As vinhas velhas têm cerca de 20 a 30 anos, as mais modernas. As mais antigas têm quase 100 anos.

Algumas das talhas das duas Adegas de José Vieira, têm mais de 400 anos, sendo que as mais novas têm perto de 200 anos. A mesma uva, apanhada no mesmo dia e pisada da mesma maneira, dá vinhos completamente diferentes, dependendo da talha em que fermentam. Entre as mais velhas e as mais novas o sabor difere, cada uma produzindo sabores únicos.

Recentemente, a resiliente família Cananó plantou uma pequena vinha em Cabeção, dando assim continuidade à tradição daquela Vila, esperando que daqui a 5 anos possamos provar o um novo néctar, reservando o mesmo uma surpresa.

Na sua Adega Museu, como lhe chama José, podemos admirar enormes e preservadas talhas de barro, bem como alguns belos azulejos alusivos ao vinho da talha elaborados por outro Cabeçanense, o “Badofo”, e alguns antigos acessórios, como grades, os cabaços ou os cochos. Mais coisas castiças estão a caminho para embelezar este pequeno mas muito bonito espaço.